É a reunião de pessoas físicas ou jurídicas, promovida exclusivamente por uma administradora (ou carteiras de instituições financeiras/bancos e/ou da indústria automobilística) devidamente credenciada pelo Banco Central do Brasil para atuação neste segmento, com prazo de duração previamente estabelecido, com a finalidade de propiciar a seus integrantes a aquisição de bens móveis, imóveis e serviços, por meio de autofinanciamento.
Grupo de consórcio é a união de participantes com o mesmo objetivo de possibilitar a cada um, através da contribuição de todos, o recebimento de crédito para aquisição de um bem ou de um serviço (ou conjunto de bens ou de serviços), de acordo com a modalidade de consórcio subscrito.
Cota é o número da identificação com o qual o consorciado participa no seu grupo de participantes e concorre aos sorteios nas assembleias mensais.
É aquele que adquiriu uma cota e participa de um grupo de consórcio.
É o consorciado que mantém obrigações para com o grupo, inclusive aquele que antecipou todas as prestações, mas ainda não foi contemplado.
É o consorciado não contemplado que solicita formalmente o seu afastamento do grupo ou que, por deixar de pagar duas ou mais prestações consecutivas ou alternadas ou ainda de montante equivalente, tem a sua cota “Cancelada” pela Administradora, independentemente de notificação judicial ou extrajudicial.
São os recursos do grupo destinados à atribuição de crédito aos consorciados contemplados para aquisição do bem ou de serviço e à restituição dos valores a que tem direito os consorciados excluídos dos respectivos grupos.
A taxa de administração é o valor cobrado mensalmente, referente aos custos de administração do consórcio (realização das assembleias, controle dos grupos, emissão dos boletos bancários, sistemas, etc.). O percentual varia de acordo com a modalidade e plano de consórcio.
Sim, em uma única oportunidade antes da contemplação, após ter pago 20% do plano e as parcelas em dia. Neste caso, o novo bem escolhido deverá fazer parte da composição do grupo e o seu valor deverá estar dentro dos limites do grupo.
É a reunião mensal dos consorciados do grupo para a realização de sorteios e oferta de lances. Dica: No boleto mensal do consorciado, constam as datas das 3 (três) próximas assembleias, bem como no site do Consórcio Canopus www.consorciocanopus.com.br, também é possível visualizar na página inicial.
É o nome dado ao número sorteado pelo globo no dia da AGO “Assembleia Geral Ordinária”. Identifique a quantidade de participantes do seu grupo (disponível na sua proposta de participação, no seu boleto mensal ou na área do Consorciado no site do Consórcio Canopus www.consorciocanopus.com.br) e confira com a respectiva pedra chave sorteado na AGO.